JovemGay.Com - para jovens lésbicas, gays, bi e trans
menu background Como podes ser tu próprioAmigosPaisGuiaNotíciasDicionárioContacto

Dicionário

>  a  b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z ?
a


Activo
O que penetra (gays)/a que toma iniciativa durante o acto sexual(lésbicas). No caso dos homens homossexuais ser activo ou passivo p não está relacionado com quem toma a iniciativa ou quem "controla" o acto. Ser activo/passivo ou versátil além de não ser algo fixo e expressar apenas uma preferência em termos de acto durante o sexo (ser penetrado ou penetrar) não está relacionado de forma alguma nem com os papeis que as pessoas tomam no dia a dia (incluindo no caso de uma relação estável) ou com o seu aspecto exterior. Em algumas culturas ainda presiste a crença que só é homossexual o homem passivo e que ser activo é de alguma forma "melhor" que se passivo (e isto acontece mesmo entre os LGBT).

Actos Homossexuais com Adolescentes
O Artigo 175 do Código Penal Português que foi revogado em 2007 com o título "Actos Homossexuais com Adolescentes" dizia que "Quem, sendo maior, praticar actos homossexuais de relevo com menor entre 14 e 16 anos, ou levar a que eles sejam por este praticados com outrem, é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias." Este artigo foi considerado discriminatório (e contra as directivas da União Europeia) pois tratava de forma diferente os actos entre pessoas do mesmo sexo em relação ao caso geral que é tratado no Artigo 174 do referido código: "Actos sexuais com adolescentes - Quem, sendo maior, tiver cópula, coito anal ou coito oral com menor entre 14 e 16 anos, abusando da sua inexperiência, é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias.". Curiosamente era das poucas leis (além do casamento e adopção por pessoas em união de facto onde se indica "duas pessoas de sexo diferente") em que a homossexualidade é referida nas leis portuguesas. Em Outubro de 2004 foi aprovada em Conselho de Ministros a alteração desta lei para remover a distinção entre actos homossexuais e heterossexuais tendo entrado em vigor apenas em Setembro de 2007.

Acuê
(Brasil bajubá). Dinheiro. Variante: aquê.

Acuentar
(Brasil bajubá). Chamar a atenção a alguém. Realizar tarefa. Variante: aquentar.

Acuesh
(Brasil bajubá). Dinheiro em numerário (do inglês: Cash).

Acuíri
(Brasil bajubá). Homem.

Adé
(Brasil bajubá). Homem homossexual, eventualmente com acções femininas.

Adé fontó
(Brasil bajubá). homem homossexual não assumido.

Aranha
(Brasil). Vagina. "Botar aranha para brigar" é o mesmo que sexo entre mulheres.


AIDS
(inglês e Brasil). O mesmo que SIDA. Tecnicamente "SIDA" refere-se à fase mais grave da infecção pelo vírus VIH. Uma pessoa pode estar infectada pelo VIH durante 10 ou mais anos sem chegar a ter sintomas de SIDA (mesmo sem utilização de tratamentos específicos). Para mais informações ver doença sexualmente transmissível.

Ajé
(Brasil bajubá). Mau, péssimo.

Ajeum
(Brasil bajubá). Comida.

Alan Cumming
(cinema e teatro) Um dos actores britânicos mais populares tendo recebido diversos prémios de criatividade e pela sua performance (incluindo a sua participação no musical Chicago). Em Portugal é mais conhecido pela sua participação em X2 no papel de Kurt Wagner/Nightcrawler com 4 horas de maquilhagem em cima. Casado com a actriz Hilary Lyon de 1985 a 1993. Cumming mostrou em diversas ocasiões o seu apoio pela auto-determinação e liberdade de expressão da sexualidade de cada um, incluindo a sua própria. Em 2007 registou a sua união civil com Grant Shaffer em Londres. Fotos de www.alancumming.com
Alan Cumming
Vê também o artigo da Wikipédia "Alan Cumming".


Alibã
(Brasil bajubá). Polícia. Situação de conflito ou embaraçosa. Situação que não correu como esperado.

Ajeum
(Brasil bajubá). Comida.

Alibete
(Brasil bajubá). Roubo.

Alice
(calão EUA) Polícia. exemplo: "Put that blunt down, Miss Alice is out here"

Amadê
(Brasil bajubá). Rapaz jovem.

Amapoa
(Brasil bajubá). Vagina; Orgão sexual feminino. Mulher. Variantes: amapô, mapô.


Amapoa de Bajé
(Brasil bajubá). Mulher com menstruação.

Amapoa de Canudo
(Brasil bajubá). Transexual FTM não operada, mas que se identifica publicamente como mulher.

Ambientes
Locais frequentados por gays e lésbicas.

Ana Claudia
(Brasil) Mulher que costuma andar com homens homossexuais.

Analingus
Termo "científico" para indentificar o sexo oral-anal. Embora considerado como uma actividade de baixo risco em termos de transmissão do VIH/SIDA o Analingus pode transmitir com relativa facilidade outras doenças sexualmente transmissíveis incluindo Hepatite A, Condilomas e Gonorreia, razão pela qual é aconselhável o uso de dispositivos de barreia (como folhas de latex).

Andrógeno
Indivíduo cujo sexo (biológico) não é facilmente identificável, eventualmente por escolha do próprio. Indivíduo que está entre dois géneros (socialmente). Pessoa que rejeita completamente os papeis tradicionais dos géneros na sociedade. Intersexual e Hermafrodita ao contrário de Andrógeno são termos referidos apenas a características sexuais físicas. Ver também Sexo (s) e Género (g),

Angélica
(Brasil) Taxi.

António Variações
ver v Variações

Apagar a vela
(Brasil) Introdução do pénis no anus.

Apatá
(Brasil bajubá). Sapato. Calçado.


Armário
estar no armário - que não revela publicamente a sua orientação sexual (ou identidade de género); sair do armário - revelar-se publicamente como homossexual ou lésbica (ou transexual/transgénero)

Armpits
(Inglês) axila, sovaco. Fetiche (f)por axilas...

Arara
(Brasil SP) homem homossexual chato e/ou de voz estridente. pessoa com cabelo multi-colorido em discoteca

Arrasar
(Brasil) fazer algo bem feito ou com graça. (Portugal) rebaixar alguém.

Arraial Pride
O primeiro evento público de grande visibilidade em Portugal pela defesa da igualdade de direitos para as lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros. O Arraial Pride é organizado pela associação ILGA Portugal desde 1997. Consiste numa festa ao ar livre com actuações num palco, e barraquinhas com diversos bares, restaurantes e associações LGBT combinando assim o conceito de arrail com o "pride". O Arraial Pride realiza-se em Lisboa no sábado anterior ou seguinte a 28 de Junho, normalmente no mesmo dia que a Marcha do Orgulho. Na edição de 2004 o Arraial Pride reuniu quase 10000 pessoas, tendo continuado a crescer em 2005. O 10º Arraial Pride, em 2006, realizou-se na Praça da Figueira, uma das mais emblemáticas e nobres da Baixa de Lisboa mas reuniu menos pessoas que as edições anteriores.
Esta entrada do dicionário está licenciada sob a GNU Free Documentation License. Usa material do artigo da Wikipédia "Arraial Pride".


Assumido
Pessoa que não esconde publicamente a sua homossexualidade

Autoreverse
(Brasil) o mesmo que gay versátil (v)
>  a  b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z ?

Site realizado por PortugalGay.PT  © 2004-2018 PortugalGay.PT - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal