JovemGay.Com - para jovens lésbicas, gays, bi e trans
menu background Como podes ser tu próprioAmigosPaisGuiaNotíciasDicionárioContacto

Dicionário

> a b c d e f g h i j k l m n o  p  q r s t u v w x y z ?
p


Padê
(Brasil bajubá). Cocaína.

Paneleiro, Panasca
(termo pejurativo usado pelos Heterossexuais) Homem homossexual (h), bicha (b)

Pansexual
Pessoa que se sente atraída fisica e emocionalmente por pessoas de todos os sexos (ver Sexo s). Evento onde pessoas de todos os sexos são bem vindas.

Passivo
O que é penetrado (gays)/a que se deixa a outra tomar iniciativa (lésbicas). No caso dos homens homossexuais ser activo ou passivo não está relacionado com quem toma a iniciativa ou quem "controla" o acto. Ser activo/passivo ou versátil além de não ser algo fixo e expressar apenas uma preferência em termos de acto durante o sexo (ser penetrado ou penetrar) não está relacionado de forma alguma nem com os papeis que as pessoas tomam no dia a dia (incluindo no caso de uma relação estável) ou com o seu aspecto exterior. Em algumas culturas ainda presiste a crença que só é homossexual o homem passivo e que ser activo é de alguma forma "melhor" que se passivo (e isto acontece mesmo entre os LGBT).

Papilomavirus Humano (HPV)
uma doença sexualmente transmissível.

Pediculose Pubiana
uma doença sexualmente transmissível.

Penny Trade
(calão EUA). Homem que se prostitui. exemplo: "That boy is penny trade"

PEP
Profilaxia Pós-Exposição, tratamento de emergência após uma possível exposição ao VIH (ver Saúde). O tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível após a exposição, devendo ser iniciado, no máximo, passadas 72 horas e está disponível nas urgências hospitalares em Portugal. O tratamento consiste na toma diária de comprimidos durante cerca de um mês.

Picumã
(Brasil bajubá). Peruca. Cabelo.


Piranha
(Brasil) Mulher muito promíscua

Pirelli
(Brasil) travesti ou transexual com seios e nádegas com próteses de silicone

Pissed
(calão EUA). Quando alguém faz algo bem. exemplo: "Man you pissed!!"

Pluma (sin)
(Espanha) "Sin Pluma": Homem Homossexual sem trejeitos femininos.

PnP
(do inglês) Party and Play (que poderia ser traduzido para "Festas e Sexo"). Normalmente utilizado na negativa ("no PnP") para indicar a recusa por pessoas que vivam o ciclo festa-sexo-festa-sexo com drogas (cocaína, k) pelo meio.

Porto Pride
Festa realizada de 2001 a 2012 na cidade do Porto que chegou com mais de 2000 participantes a ser o segundo maior evento LGBT nacional (depois do Arraial Pride em Lisboa). O Porto Pride assumiu-se desde a sua primeira edição como a "festa para todos os gays, lésbicas, bi, trans e heteros". A festa teve a sua primeira edição por iniciativa do PortugalGay.pt que contou com a colaboração de diversos locals LGBT da cidade. Nas edições mais recentes a festa tem sido co-organizada apenas com o Boys'r'Us Bar-Club, mas tem tido a participação de outros locais LGBT da cidade assim como o apoio de entidades quer públicas (Ministério da Saúde) quer privadas (Cutty Sark, Red Bull, etc). Uma característica única da festa é que reúne um donativo significativo que é entregue a uma instituição não especificamente LGBT da cidade, na edição de 2006 foram reunidos quase 4500 euros. A festa realizava-se no 1º (ou 2º) sábado do Julho, desde 2006 que no mesmo dia se realiza a Marcha do Orgulho na cidade. Mais informações em: www.portopride.org.

Polar Bear
(inglês) Urso mais idoso que tem pelo, barba ou cabelo brancos. Ver Urso u

Poliamor
Também se usa "relação poliamorosa".Poliamor é a tradução livre para a língua portuguesa da palavra inglesa polyamory, que descreve relações interpessoais amorosas que recusam a monogamia como princípio ou necessidade. Por outras palavras, o poliamor como opção ou modo de vida defende a possibilidade prática e sustentável de se estar envolvido de modo responsável em relações íntimas, profundas e eventualmente duradouras com várias/os parceiras/os simultaneamente. Existem várias maneiras de o por em prática consoante as preferências dos interessados, e necessariamente deve envolver o consentimento e a confiança mútua de todas as partes envolvidas. Alguns praticantes do poliamor são adeptos do swing. Poliamor como movimento existe dum modo visível e organizado nos Estados Unidos nos últimos vinte anos, acompanhado de perto por movimentos na Alemanha e Reino Unido. Recentemente, a imprensa corrente começou a cobrir abertamente quer o movimento poliamor em si, quer episódios que lhe são ligados. Em novembro de 2005 realizou-se a Primeira Conferencia Internacional sobre Poliamor em Hamburgo, Alemanha. Ao contrário da poligamia, o poliamor não implica uma hierarquia de poder na relação. No entanto pode existir uma hierarquia de afectos nas relações entre as várias pessoas. No caso de 3 pessoas usa-se a expressão "triângulo" para indicar uma relação equalitária entre as 3 partes; as letras "L" ou "V" para indicar que A tem relacionamento com B, e B tem relacionamento com C, embora não exista uma relação próxima entre A e C; a letra "T" para inidicar um relacionamento mais estreito entre A e B, e ambas as pessoas tem um relacionamento não tão próximo com C... etc...
Esta entrada do dicionário está licenciada sob a GNU Free Documentation License. Usa material do artigo da Wikipédia "Poliamor".


Poligamia
Termo tipicamente utilizado para identificar um casamento (válido apenas em alguns países) entre um homem e múltiplas esposas, normalmente com o controlo do homem sobre as várias mulheres.

POZ
(do inglês) Pozitive. HIV+ / Seropositivo.


Preferência Sexual
termo incorrectamente utilizado para identificar a Orientação Sexual (o). Ao contrário do que o termo "Preferência" pode dar a entender a Orientação Sexual não é algo que uma pessoa escolha ou opte conscientemente (ver também secção Perguntas & Respostas).

PrEP
Profilaxia Pré-Exposição, uma forma de reduzir a possibilidade de transmissão do VIH (ver Saúde) que consiste na toma de um comprimido diariamente. O tratamento é mais eficaz quando a toma é regular e sem falhas. Embora previna a transmissão do VIH/SIDA, o mesmo não se passa relativamente a outras DSTs, razão pela qual é importante continuar a ter preocupações com sexo mais seguro.

Primas
homossexual ou lésbica

Pride
(do inglês) orgulho (ou melhor dito: não sentir vergonha ou diminuído pelo facto) de ser homossexual. Também utilizado para identificar marchas ou outros eventos anuais realizados em várias cidades pelo mundo fora (incluindo Lisboa e Porto) onde os gays e lésbicas não escondem a sua orientação sexual perante a sociedade. Foto: Marcha do orgulho LGBT em Lisboa - 2003
Pride
> a b c d e f g h i j k l m n o  p  q r s t u v w x y z ?

Site realizado por PortugalGay.PT  © 2004-2018 PortugalGay.PT - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal