JovemGay.Com - para jovens lésbicas, gays, bi e trans
menu background Como podes ser tu próprioAmigosPaisGuiaNotíciasDicionárioContacto

A Homossexualidade: Pais Informados podem ajudar...

Introdução | Preconceitos | Tolerância? | HIV/SIDA | Conclusão


[Nota PortugalGay.PT: O original deste artigo foi publicado em 1997 no site A MURALHA (actual APHM) tendo sido adaptado pelo PortugalGay.PT para a realidade actual e para a prespectiva de vida dos autores deste site.]

Esta página destina-se essencialmente a todos os pais de jovens gays ou lésbicas, mas também a todos nós que sendo gays ou lésbicas queremos ter um local onde possamos encontrar informações úteis sobre as reacções típicas dos nossos pais quando confrontados com a nossa orientação sexual. Embora focada mais para os gays e lésbicas muitos dos conceitos apresentados aplicam-se até certo ponto também a jovens bissexuais e transgéneros.

Esperemos que os pais encontrem aqui respostas para alguns dos seus anseios. Esperamos com esta secção levar a que os pais possam ter um melhor entendimento da homossexualidade dos seus filhos, abandonando muitas ideias pré-concebidas e que nada têm a ver com a realidade dos factos.

A esmagadora maioria dos pais deposita nos seus filhos todo um conjunto de expectativas, tentando projectar neles, muitas das vezes aquilo a que eles próprios não tiveram acesso: uma carreira profissional de sucesso, um casamento feliz, filhos, uma casa, etc... etc...

Ao tomarem conhecimento da homossexualidade dos seus filhos, apodera-se deles toda uma amálgama de sentimentos, onde se destacam o choque, que tem a sua origem em todo um conjunto de preconceitos percebidos da sociedade ao longo de muito tempo, alguns deles perfeitamente desajustados e totalmente errados.

Nos primeiros tempos os pais terão dificuldades em falar sobre o assunto sem serem assaltados por um misto de dor e de ira.

Embora cada caso seja um caso e cada família seja diferente, e quer a descoberta da homossexualidade do filho ou filha tenha sido acidental, dita cara a cara, pessoalmente ou por carta ou telefone, quer o filho ou filha seja adolescente ou adulto, quer tenha aceite a sua homossexualidade ou ainda se debate com ela, os pais poderão estar dispostos a ouvir ou alhearem-se. Todos, porém, se mostrarão invariavelmente preocupados, em maior ou menor grau, com o futuro do seu filho ou filha.

Temos também disponível um texto sobre o assumir da orientação sexual.


*Seguinte [Preconceitos]


Site realizado por PortugalGay.PT  © 2004-2017 PortugalGay.PT - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal